segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Razão ou emoção



Costumamos encontrar diariamente situações complicadas de pessoas com dilemas cruciais que envolvem decisões.
Não é nenhuma novidade que todos nós todos os dias sofremos influências das consequências geradas por nossas atitudes, porém a maioria das pessoas não tem uma visão ou percepção clara dessas consequências de decisões influenciando suas vidas seja positiva ou negativamente. Algumas pessoas são extremamente racionais, enquanto outras sentimentais e essa maneira de pensar determina o mundo de cada um de nós.
Pessoas menos racionais geralmente sofrem mais por seu envolvimento sentimental que muitas vezes geram correntes aprisionadoras, é comum vermos pessoas muito sentimentais dizendo que estão sofrendo muito, que precisam agir com a cabeça mas o coração não deixa. Por outro lado, pessoas racionais são geralmente rotuladas como pessoas "frias", só que pessoas racionais ao contrário do que muitos pensam também sofrem, mas conseguem lhe dar melhor com a dor no sentido de ter equilíbrio e internalizar as emoções e com as conseqüências dos seu atos por trazerem pra si maior responsabilidade sobre suas escolhas e as consequências delas, ao passo que pessoas sentimentais focam muito nas dor momentânea e não se vêem com capacidade psicológica suficiente para superar através do tempo. É comum ver a frase" razão ou coração?" vinda de pessoas sentimentais que não tem a força necessária para tomar uma decisão necessária em virtude de não conseguirem lhe dar bem com consequências que lhes tragam um rompimento afetivo, dor imediata, desaprovação de pessoas com laços sentimentais, ou mesmo medo e sentimento de inferioridade em relação a como será julgada pelas pessoas.
O equilíbrio é uma lei fundamental para a existência e subsistência de tudo que existe, eu poderia dizer que o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mau possui em seu interior a semente do equilíbrio e que a diferença de um veneno mortal para um remédio vital, está basicamente no equilíbrio da dosagem de quantidades. Isso nos remete à reflexão de que tudo em nossas vidas também necessita de equilíbrio e quantidades bem dosadas de razão e emoção pois âmbas são indispensáveis para o convívio e relações sensatas entre seres "humanos".

O bom equilíbrio protegerá de desgastes desnecessários e nos fortalecerá ao passo que cada pessoa entenda o valor da responsabilidade de de suas escolhas e admitir as consequências das mesmas sejam boas ou desgastantes. Então tome as rédeas de sua vida e escolha sem crise suas suas atitudes, e esteja seguro e confiante quando vierem consequências, tenha sentimentos e seja bom, mas permita a dosagem do sentimento através da razão. Você é o único responsável pelas decisões que toma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário